
Os municípios paraibanos de Marizópolis, Cajazeiras, Sousa, São João do Rio do Peixe e São José de Piranhas buscam soluções inovadoras de gestão pública com o objetivo de tornarem-se modelo de Cidades Inteligentes para a região.

Desde 2024, Wellington Carvalho, idealizador do Projeto Sertão Digital vem estreitando relações com lideranças das cidades do interior paraibano com intuito de levar modernização para setores da administração pública municipal, promovendo a transformação digital, bem como a capacitação de técnicos e desenvolvedores de sistemas tecnológicos e inovadores para atuarem nas cidades escolhidas.
O Projeto Sertão Digital tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico, social e científico municipal, por meio do uso de soluções de código aberto e ou livres e da realização das seguintes ações: Digitalização dos serviços públicos (Cidade sem papel), capacitação de mão de obra qualificada em tecnologia, criação de ambientes de desenvolvimento, inovação, hubs tecnológicos e startups, fortalecimento da economia verde, do empreendedorismo e também da geração de empregos e serviços em tecnologia.
A iniciativa também busca parcerias com universidades públicas e institutos de tecnologia do estado da Paraíba para a implementação da Academia de inovações, programa de formação de talentos digitais do Sertão Digital. A proposta visa inserir o Nordeste em um grande ecossistema tecnológico com projetos dedicados para cidades inteligentes, educação, segurança pública, saúde, energias renováveis e sustentabilidade, promovendo a transformação digital e movimentando a economia local, sem esquecer da transparência para a sociedade.
Os municípios que já aderiram ao projeto Sertão Digital e serão cidades-piloto começam as implantações ainda em 2025. Recentemente Campina Grande iniciou o processo de adesão, que possibilitará a formação futura de um pólo regional de inovação, transformação social, desenvolvimento sustentável, inclusivo e de fortalecimento econômico no sertão paraibano.
Em breve as primeiras parcerias e ações locais do projeto serão anunciadas no Portal do Sertão Digital. Conheça o Projeto e acompanhe os próximos passos rumo a transformação Digital do Nordeste brasileiro no endereço: https://sertaodigital.org/